Gerenciamento de Resíduos - Projeto TC Recicla

gerenciamento de residuos

Projeto TC Recicla: TC Recicla - Programa de coleta seletiva implantado desde 2011 para coleta e destinação correta do lixo seco e molhado, recolhido atualmente em 26 bairros da cidade. A SEMMA junto ao Fórum Gestor da Coleta Seletiva de Três Corações faz a assessoria administrativa e gestão participativa da Associação de Catadores de Material Reciclável de Três Corações – ACAMTC (existente desde 2006), que realiza a triagem dos resíduos, prensagem, enfardamento e venda do material.

ACAMTC - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Três Corações

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Três Corações, ACAMTC, foi fundada em 2007 por uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Três Corações. A ideia da Associação é fortalecer o grupo de catadores do município, para que os mesmos tenham melhores condições de trabalho e renda. A Prefeitura Municipal de Três Corações apoia o projeto e atualmente todo o material reciclado recolhido no município é doado para os catadores, que têm sua sede em uma área isolada no Aterro Sanitário.

A associação já participou do projeto Cataforte e atualmente faz parte do projeto Novo Ciclo do Instituto Nenuca de Educação Ambiental - patrocinado pela Danone - com o objetivo de formar uma rede de comercialização de materiais recicláveis do Sul de Minas. Atualmente o presidente da Associação é a Senhora Paloma de Oliveira Freitas Dias, que também faz parte do movimento nacional dos catadores.

Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis

A Unidade de triagem existente no Aterro Sanitário está em processo de ampliação e reforma para melhorar as condições de trabalho e de armazenamento do material. Possui equipamentos como prensa e balança, além de estar adquirindo um elevador de carga e um caminhão com carroceria adaptada para coleta seletiva.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Três Corações - ACAMTC é responsável pela Unidade de Triagem, sendo o local onde o material da coleta seletiva é separado, prensado, enfardado e comercializado.