Alunos do ensino fundamental e universitários são conscientizados quanto a importância da reciclagem do lixo.

A fim de divulgar a importância da reciclagem do lixo seco, realizado em nosso município pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Três Corações-ACAMTC, a Prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente, promove palestras de conscientização em escolas e instituições na cidade. Esta é uma das ações inseridas na programação em comemoração ao meio ambiente.

Sob a coordenação da servidora, Tatiana Vilela de Carvalho, as estagiárias Débora Ferreira (Agronomia) e Anaíra Pereira Gabriel (Engenharia Ambiental) estão ministrando palestras em escolas municipais, estaduais e Instituições do Ensino Fundamental.

Locais que já receberam as palestras:

- Escola Municipal Maria José Coelho Neto – 200 alunos do 1º ao 3º ano

- Escola Municipal Zilah Rezende Pinto – 130 alunos do 1º ao 5º ano

- Escola Estadual Olímpia de Brito – 300 alunos do 6º ao 9º ano.

- UninCor – 500 alunos de diversos cursos e do 7º período de Engenharia Ambiental

- Casa de Saúde Santa Fé – 30 funcionários

Dia 13/06, será na Escola Estadual Monsenhor Fonseca.

A reciclagem é uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas, ao reduzir o lixo produzido pela sociedade. Com a reciclagem, há a diminuição da procura por novas matérias-primas e aumento da vida útil do Aterro Sanitário.

Soma-se aos benefícios da redução do lixo e desoneração dos recursos naturais o fato de o processo de reciclagem ajudar a movimentar a economia, pois empresas especializadas nesse processo passam a atuar gerando, inclusive, mais emprego e renda.

Outro benefício também é a formação de cooperativas de reciclagem, como a dos catadores de papel, que, embora trabalhem quase sempre em regime informal de trabalho, conseguem adquirir uma renda para sustentar suas famílias.

SECOM/ME
Três Corações, 12 de junho de 2017.