Após estudos, data de aniversário da EsSA foi alterada para 28 de maio.

Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito Cláudio Pereira, participou da cerimônia de comemoração do 123º aniversário da Escola de Sargentos das Armas- EsSA.

A cerimônia foi prestigiada pelo Exmo Sr Gen Ex MAURO CESAR LORENA CID, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, acompanhado do Gen Ex JARBAS BUENO DA COSTA, antigo Aluno e Cmt da ESA e antigo integrante do Alto Comando do Exército; do Gen Div HENRIQUE MARTINS NOLASCO SOBRINHO, Comandante da 4ª Região Militar; do Gen Div MARCOS ANDRÉ DA SILVA ALVIM, Diretor de Educação Técnica Militar; do Gen Bda VINÍCIUS FERREIRA MARTINELLI, Comandante da Escola de Sargentos das Armas, Escola Sgt Max Wolf Filho; do Gen Bda SÉRGIO SCHWINGEL, Comandante de Operações Especiais; e do Sr Gen Bda JOSÉ AMARAL CALDEIRA, antigo instrutor da Escola.

Em momento solene, o Cmt da ESA realizou a entrega de diploma de "Amigo da ESA" a personalidades civis e militares que colaboram de maneira constante às solicitações feitas pela Escola. A cerimônia resgatou valores e tradições históricas do elemento formador da ESA, a então “Escola de Sargentos”.

Antes o aniversário da Escola era comemorado em 21 de agosto, porém após uma intensa pesquisa histórica, constatou-se que o elemento formador da ESA foi a “Escola de Sargentos” criada no Rio de Janeiro, a qual iniciou o seu período letivo a partir da Ordem do Dia nº 552, de 28 de maio de 1894, do Ministro da Guerra. Assim o Secretário Geral do Exército, baixou uma Portaria, alterando a data de comemoração de 21 de agosto para 28 de maio.

A ESA, atualmente, é o único estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, enquadrada na linha de ensino militar bélico de grau médio, destinado à formação de sargentos combatentes de carreira das armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, esta última foi criada em 1961.

 


SECOM/ME
Três Corações, 14 de junho de 2017.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd