Filha de tricordiana é estrela de espetáculo na Alemanha.

Estreiou nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, em Berlim na Alemanha, o espetáculo de dança contemporânea e música erudita Lendas Amazônicas estrelado por Isabela Santos, filha da tricordiana Elisabeth Andrade.

O espetáculo é idealizado pela artista que é musicista formada em Canto Lírico e mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais. É um concerto de música erudita brasileira, cantada em português, com textos encenados para explicar ao público alemão do que se tratam as músicas e com temática ilustrada em forma de dança, canto e pequenas cenas com curtas falas, principalmente em alemão.

Lendas Amazônicas é voltada para o público a partir de 10 anos e traz personagens de serpentes do mar, humanos, peixes da Amazônia e outros monstros da floresta, abordando as histórias de contos de fadas e suas aventuras.

Segundo Isabela Santos, o repertório nasceu de uma temática na qual ela é especialista, já que fez seu mestrado inspirada na série de canções LENDAS AMAZÔNICAS, do compositor paraense Waldemar Henrique (1905-1995). “Convidei em 2013 a diretora alemã Carola Söllner, quando a conheci durante a produção da Ópera do Malandro, de Chico Buarque, na qual também cantei. Desde então desenvolvemos estratégias para realização do espetáculo com as Lendas. Para 2017 integramos o projeto nas produções da companhia TANZKOMPLIZEN. O projeto é financiado pelo fundo cultural "Spartenoffenen Förderung Berlin" e criado em cooperação com a Kulturprojekte Berlin GmbH. Convidamos a cenógrafa e figurinista Anne Brüssel, o dançarino japonês/sul-africano Kazuma Glen Motomura e a pianista brasileira Andrea Botelho para integrar a equipe”, conta.

Ainda de acordo com Isabela, a peça foi muito bem recebida e o público infantil da Alemanha se interessou muito pela história do folclore brasileiro. “A recepção do público infantil na estreia de hoje foi maravilhosa, eles interagiram, responderam a perguntas vagas que fizemos durante a peça e logo após o encerramento, todos puderam fazer perguntas à equipe. Quiseram saber de onde sai toda a minha voz, eu expliquei que estudei canto lírico na Universidade, ficaram muito interessados também em algumas lendas específicas, como a do Uirapuru, que é um pássaro que traz alegria e amor para quem o possui, e a lenda da velha bruxa da floresta, Matintaperêra, que só vai embora da sua casa quando você a promete um presente”, disse.

O espetáculo será encenado de 20 a 24 de setembro no Tanzstudio des Podewil com a entrada a partir de 6 euros.

Sobre a cantora

Isabela Santos é natural de Belo Horizonte, mas mora em Berlim há 07 anos. Ela tem laços afetivos com Três Corações, cidade natal de sua mãe e local onde visitou frequentemente na infância e adolescência. Seu avô era o produtor de café, Sr. Gentil Naves.

Em 2010, expandiu seus horizontes e conheceu o mercado do canto na Alemanha. Em sua carreira já cantou em concertos como solista, uma ópera embaixo da água, a ópera do malandro, bossa nova e possui uma banda de forró chamada Schöne Maria (Maria Bonita), mas atualmente se dedica ao universo infantil, lançando livros e CDS e também lecionando música, alemão e arte para crianças refugiadas entre 4 a 6 anos para entrarem na escola. Este é um trabalho de extrema importância, visto que a capital da Alemanha recebeu cerca de 280 mil refugiados em 2016.

CRÉDITO DAS FOTOS: Renè Löffler/Tanzkomplizen

SECOM/AG
Três Corações, 20 de setembro de 2017.

 

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
DMC Firewall is a Joomla Security extension!