Associação Afro participa da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

A Associação Afro Cultural Tricordiana participou nos dias 29 e 30 de setembro e 1° de outubro da IV Conferencia Estadual Promoção de Igualdade Racial 2017 (COEPIR), realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), no município de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Associação Afro Cultural Tricordiana foi representada pelas delegadas Daniela Santos, Graciela Costa e Raíssa Stefany. Com o tema “O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais, Promovendo a Igualdade Racial - Por Nenhum Direito a Menos”, o evento reuniu mais de mil delegados eleitos nas etapas municipais, regionais e livres, que envolveram todos os territórios mineiros.

A representante da Associação Afro Cultural Tricordiana, Daniela Santos, agradeceu o apoio da Prefeitura de Três Corações para que elas tivessem a oportunidade de participar do evento. Ainda segundo Daniela, durante os três dias foram realizados debates sobre as ações a serem implantadas para que negras e negros, índios e índias tenham os seus direitos respeitados. “Além do povo negro e indígenas, também estavam na conferência ciganos, LGBTS, quilombolas, idosos, mulheres, povos, comunidades tradicionais e outras etnias. Todos lutando pelo combate ao racismo, homofobia, machismo e intolerância religiosa. Ouvi depoimentos de pessoas de vários lugares de Minas Gerais e aprendi muito. Foi maravilhoso ver a diversidade presente naquele local, cada indivíduo com a sua vivência, crença e cultura”, conta.

A IV COEPIR foi ponto de partida para a construção do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que definiu políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e cultural da população negra, além de comunidades e povos tradicionais e outras etnias.

Desta Conferência foi eleita a delegada Raíssa Stefany, da pasta da Juventude que foi escolhida para participar da Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em maio de 2018, na cidade de Brasília-DF.

SECOM/AG
Três Corações, 09 de outubro de 2017.