Prefeitura inicia programação para Novembro Azul.

Neste mês de novembro, se comemora o Novembro Azul, período onde se intensificam as campanhas e alertas para a prevenção do câncer de próstata. Por isso, a Prefeitura de Três Corações, iniciou a programação para os trabalhos de conscientização para reduzir os casos dessa doença e contribuir para as melhores condições de saúde dos homens. A primeira ação aconteceu na sexta-feira, dia 10 de novembro, no PSF Cinturão Verde, com palestra, café para os homens, aferição de pressão e testes de glicemia.

Confira a programação da palestra de prevenção do Câncer de Próstata com o urologista, Dr. Ernisío Eustáquio Pereira Dias.

Dia 20 de novembro – segunda-feira – às 09:00 – PSF Flora
Dia 20 de novembro – segunda-feira – às 08:00- PSF Rio do Peixe
Dia 21 de novembro – terça-feira – às 09:00 – PSF Amadeu Miguel
Dia 21 de novembro – terça-feira – às 09:30 – PSF São Pedro
Dia 21 de novembro – terça-feira – às 08:00 – Comunidade Taquaral
Dia 22 de novembro – quarta-feira – às 19:00 – PSF Parque das Colinas
Dia 24 de novembro – sexta-feira – às 08:00 – PSF Monte Alegre

Na sexta-feira, dia 24 de novembro, às 08:00 horas será realizado o Dia D do Novembro Azul, no PSF Cinturão Verde, com aconselhamento coletivo e realização de testes rápidos de Hepatites B, C, sífilis e HIV com a parceria da equipe do CTA, atendimento médico para os homens acima de 45 anos com solicitação de exame PSA, corte de cabelo masculino, café da manhã, sorteio de brindes.

No sábado, dia 25 de novembro, às 8:00 horas, no PSF Nossa Senhora de Fátima acontece uma ação com atendimento médico para pessoas acima de 50 anos e com dificuldades para procurarem atendimento por conta do trabalho. A enfermeira responsável realizará palestra sobre câncer de próstata.

A Campanha “Novembro Azul” chama a atenção para o câncer de próstata e que os exames podem reduzir a taxa de mortalidade masculina, ainda alta em todo mundo. Ele é o segundo tumor mais comum em homens (o primeiro é o câncer cutâneo não melanoma). A incidência da doença é alta e, aproximadamente, 60% deles, entre 40 e 59 anos.

No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano são descobertos 61.200 novos casos de câncer de próstata, com um total de 14.484 mortes/ano. Em termos globais, são mais de 1,1 milhão de novos casos/ano, com mais de 300 mil mortes.

A detecção pode ser feita em exames de rotina, com toque retal ou com o exame de antígeno prostático específico (dosagem no sangue), o PSA (Prostate Specific Antigen). Mesmo sem sintomas, a indicação é procurar um urologista a partir dos 40 anos de idade.

SECOM/AG
Três Corações, 14 de novembro de 2017.