Seminário Autonomia das Pessoas com Deficiência Através do Esporte e cursos de Atletismo e Goalball têm participação de várias cidades da região.

A Escola de Sargentos das Armas, parceira de Três Corações, mais uma vez abriu suas portas, na última sexta-feira (13), para a realização do Seminário Autonomia das Pessoas com Deficiência Através do Esporte e do mini curso de Atletismo Goalball, no sábado (14), promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, com o apoio das secretarias de Esporte e de Desenvolvimento Social.

O seminário teve a participação dos professores de Educação Física inscritos nos cursos de Atletismo e Goalball, vindos de várias cidades como Lagoa Santa, Pará de Minas, Cambuquira, Cordislândia, Carmo da Cachoeira e Varginha.

Na abertura a secretária de Educação Lisa Paula Andrade Vilela agradeceu a todos os envolvidos para a realização do Projeto Esportes Adaptados em Três Corações, importante para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, além de inúmeros benefícios que o esporte oferece.

A secretária de Esportes, Renata Borges também agradeceu o empenho dos gestores e dos coordenadores do projeto e que a secretaria não tem medido esforços para preparar a estrutura física, onde o projeto será desenvolvido, no Parque Dondinho.

O coordenador do projeto, Juarez Luiz Abrão, explicou, com detalhes como o Projeto Esportes Adaptados será desenvolvido em Três Corações.

O evento contou com a participação do coordenador do Paradesporto da Secretaria de Estado de Esportes, Cláudio Roberto Coelho, que explicou sobre os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Esportes, parabenizou Três Corações pela iniciativa ressaltando que são poucos os municípios que desenvolvem projetos desta natureza e como exemplo citou que apenas 24 municípios do Estado participam da Paralimpíadas Escolares/JEMG.

Outro convidado foi o técnico da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas e Campeão Brasileiro 2016-2017, Rafael Botelho Gouveia que conversou sobre a autonomia que o Esporte pode proporcionar ao deficiente.

Já no sábado (14), foram realizadas as aulas teóricas e práticas dos mini cursos de Atletismo, ministrado pelo professor Leonardo Rodrigues de Souza e Goalball, pelo professor Eraldo Sandi dos Santos, quando foram apresentadas as regras e as estratégias das modalidades. Os professores foram vendados e, em outros momentos, tiveram seus membros amarrados para que sentissem na pele, as limitações de seus futuros alunos.

O Projeto Esportes Adaptados será oferecido a crianças e jovens de 10 a 17 anos de Três Corações, que possuem alguma deficiência, seja ela visual, física, auditiva ou intelectual, que promoverão inclusão social, valorização pessoal, autoestima elevada, superação e qualidade de vida, entre outros benefícios.

SECOM/Texto e fotos: Marilene Estrella
Três Corações, 16 de abril de 2018.