Prefeitura Comunica

A Prefeitura de Três Corações vem a público prestar esclarecimentos sobre as informações noticiadas na reportagem do Jornal EPTV 2ª Edição, veiculada nesta quarta-feira, 21 de novembro, onde foi citado sobre a não realização da cirurgia do menor Fernando Henrique dos Santos.

Conforme a reportagem, a referida intervenção cirúrgica não foi realizada porque o Município não havia pago os valores devidos ao hospital. No entanto, isto não corresponde à realidade.

A Prefeitura salienta que, o Município encaminhou o paciente a Ribeirão Preto, mas, antes de iniciar a intervenção, o Dr. Celso Sakuma, médico responsável pela cirurgia, verificou que o quadro clínico do menor não comportava a intervenção.

Em nota oficial enviada pelo médico constou que “no dia 14/11/2018, após avaliação do Fernando, constatei que o caso não se tratava simplesmente de uma ptose unilateral, mas de ptose bilateral... avaliando toda a situação da patologia do Fernando e do contexto familiar apresentado nesse meu primeiro encontro com o Fernando, contra-indiquei a cirurgia naquele momento, e achei melhor realizá-la numa data posterior...”.

E finalizou: “eu não poderia operar o Fernando, achando que poderia fazer mal a ele”.

Então, a Prefeitura comunica que, a cirurgia não foi realizada em razão do quadro clínico do menor, o qual, na avaliação do médico, necessitava de exames mais detalhados e qualquer intervenção seria prejudicial.

Em relação ao pagamento, é necessário comunicar que qualquer compra ou prestação de serviços contratada pelo poder público apenas pode ser paga após devidamente entregue a mercadoria ou comprovada a prestação do serviço. Logo, assim que realizado o procedimento, é claro que o Município arcará com o respectivo custeio, já que a saúde pública é uma preocupação de todos e uma das prioridades da administração atual.

Estes esclarecimentos tornam-se indispensáveis para que se evite a disseminação de informações incertas sobre o caso e, assegurar transparência ao informar toda a população tricordiana sobre as providências tomadas.

Ainda, uma nota oficial foi enviada a emissora citada, como protesto de estima e consideração. Colocamo-nos à inteira disposição para eventuais e novos esclarecimentos necessários.

Três Corações, 22 de novembro de 2018.