II Concurso de cafés de Três Corações

Aconteceu no dia 29 de novembro, no salão do Rotary Clube, no Jardim América, a cerimônia de premiação do “II Concurso de Qualidade de Cafés de Três Corações”. O evento, que foi promovido pela UninCor em parceria com a Emater, contou com o apoio do Agrobanco, Laboratório de análise de solo e folha (Semear), Leandro Café, Microquímica, Nucoffee,Linha Nova Cafés Especiais,Terra Nova e Prefeitura Municipal de Três Corações representada pelo vice-prefeito Luiz Vilela Paranaíba.

Dividido em três etapas, o “II Concurso de Qualidade de Cafés de Três Corações” utilizou como base os laudos do 15º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater. Para participar da competição tricordiana, os cafeicultores tiveram até o dia 6 de setembro para entregar as amostras de cafés especiais que foram analisadas e julgadas, nos meses de outubro e novembro.

Para a realização do concurso, os estudantes da universidade foram os responsáveis pela divulgação da iniciativa junto ao produtor rural, a coleta, o preparo e envio das amostras de café para o escritório local da Emater. “É muito importante para o aluno se envolver em todo o processo desse concurso, que tem como objetivo contribuir para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e dos habitantes de Três Corações, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade”, afirmou o coordenador do curso de Agronomia da UninCor, Ramiro Machado Rezende.

Durante a premiação, foram anunciados os três campeões: Viviane Bartelega (1º lugar), Marjorie Furtado dos Santos Pereira (2º lugar) e Luis Henrique Brito Geraldi (3º lugar), que receberam um certificado para comprovar a qualidade do café, uma placa comemorativa e, ainda, tiveram uma saca do café vencedor comprada pela Leandro Café.

Nessa edição do Concurso de Qualidade de Cafés, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi lançado um concurso entre os alunos da rede municipal de ensino, que consistiu na criação de um desenho para estampar as embalagens dos cafés vencedores e atestar a qualidade do fruto produzido em Três Corações. O aluno vencedor foi Maik Wallace Silva Ribeiro, da Escola Municipal Professora Cândida Junqueira (Caic), que ganhou um certificado e um tablet.

Texto: Assessoria de Comunicação da Unincor - Fotos: Sergio Vermelho
Três Corações, 30 de novembro de 2018.