Veterinários passam por capacitação para iniciar o Projeto CASTRAMÓVEL NO MEU BAIRRO

A Prefeitura de Três Corações, através das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, promoveu no período de 02 a 06 de abril, um curso de capacitação para os veterinários do município que irão atuar no projeto CASTRAMÓVEL NO MEU BAIRRO, idealizado pela vereadora Juliana Prudêncio, onde os animais da população de baixa renda serão castrados de forma gratuita.

O treinamento foi realizado pela veterinária Amélia Margarida de Oliveira – CRMV 14007-SP, do grupo “Veterinários na Estrada”, renomada por suas práticas em salvamento de animais em fatalidades de diversos locais do país.

O grupo de veterinários aprendeu a técnica de castração em gancho, que se constitui em um processo cirúrgico de esterilização menos invasiva, com o pós-cirúrgico mais rápido. A técnica, além de limitar o custo da castração, aumenta a quantidade de animais que podem ser operados por dia.

A capacitação castrou 97 animais, sendo eles de rua, abrigados pela população (animais comunitários), e alguns com tutores de baixa renda em zona de risco. Para o evento, tivemos o apoio da Vereadora Juliana Prudêncio e membros da Associação dos Protetores de Animais ARCA DE NOÉ.

Texto: Thamires Silva - Fotos: Thamires Silva / Arquivo Pessoal
Três Corações, 09 de Abril de 2019.