COMITÊ GESTOR DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À PANDEMIA COVID-19 REALIZA IMPORTANTE REUNIÃO

Os membros do Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia COVID-19 realizaram reunião de extrema importância na data de hoje, quando a pauta abordada foi a possibilidade de reabertura do comércio local.

Estiveram presentes os seguintes membros: Luiz Vilela Paranaíba – Vice-Prefeito; Ulisses Ferreira Pinto - Secretário de Governo (Presidente do Comitê); Gilcilene Gonçalves – Secretária Municipal de Saúde; Thiago Mesquita Pereira – Secretário Municipal de Finanças; Lisa Paula de Andrade Vilela – Secretária Municipal de Educação; Lucila Carvalho Valladão Nogueira Villela – Procuradora Geral do Município; Rachid Gadbem Neto – Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde; Eduardo Oliveira – Servidor da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária); Shirlene Rodrigues – Servidora da Secretaria Municipal de Saúde; e com a participação das seguintes pessoas: Rafael Fagundes Costa – Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Jorge Machado – Vereador; Fabiano Barbosa, o Quati – Vereador; Francisco Carlos Pinheiro – Vereador; Dr. Gustavo Adolfo Valente Brandão – Promotor de Justiça; Dr. José Pereira – Representante do Hospital São Sebastião; Dr. Roberto Correia – Representante da FHEMIG; Gustavo Franco – Presidente da Associação Comercial; Dr. Jacy Rodrigues – Representante do Conselho Municipal de Saúde; José Alexandre Marques Costa – Policial Militar; Claudinei Antônio Costa – Policial Militar; Eufrásio Barreto – Policial Militar.

Os médicos presentes explicaram que, sob o ponto de vista da medicina, não há possibilidade de reabertura do comércio local por enquanto, nem mesmo que se realize o isolamento vertical, haja vista o crescimento dos casos na região. Hoje foi confirmado o primeiro caso em Carmo da Cachoeira, além de outros três em Varginha. Portanto, é impossível prever nesse momento o que acontecerá nas próximas semanas.

123123123

Diante disso, os membros do Comitê Gestor concluíram que, considerando a grande preocupação médica com a disseminação acelerada do CORONAVÍRUS, sendo que o isolamento social, adotado em nível mundial, ainda se mostra a única forma eficaz de prevenção ao contágio, e considerando, ainda, que, caso haja um surto epidêmico, a estrutura hospitalar de Três Corações, que também atende São Bento Abade e São Thomé das Letras, não tem condições de comportar um alto número de casos graves de CORONAVÍRUS, é necessário, prudente e fundamental manter as restrições previstas pelo Decreto Municipal n° 4.038/2020, sendo que haverá a possibilidade de se rever a decisão caso haja alteração do cenário atual.

Na ocasião foram colocadas algumas ações positivas que vêm sendo realizadas no município para o combate à pandemia do CORONAVÍRUS:

• a Câmara Municipal devolverá ao Executivo o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), para que sejam destinados ao Hospital São Sebastião.

• os mantimentos das escolas públicas municipais foram doados às famílias dos alunos, cadastrados no Bolsa Família e a verba da merenda escolar será usada para aquisição de cestas básicas.

• o Dr. Pereira conseguiu junto à Rádio Tropical 30 minutos diários para o Executivo Municipal tratar de assuntos relativos ao combate ao CORONAVÍRUS.

• houve a pulverização de toda a cidade, a aquisição de testes rápidos, formação de parceria com a ESA, utilização de carros de som, telefones para telemedicina, informações pelos autofalantes do totens, entre outros.

Alguns dos presentes afirmaram que aparentemente a população ainda não se conscientizou da gravidade que vivemos hoje, citando como exemplo o centro da cidade, que continua movimentado.

É fundamental observar e ressaltar que os membros do comitê representam vários segmentos da sociedade tricordiana e que o objetivo único de todos eles é buscar o melhor para nossa comunidade, pois estamos literalmente em guerra contra uma ameaça mundial.

O momento é para permanecer em casa e não expor a sua vida nem de seus familiares e amigos.

Confira a ata na íntegra

Texto: Sandro Mendes
Três Corações, 03 de Abril de 2020