Projeto Ser-no-Mundo amplia assistência à população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDESO deu início ao Projeto Ser-no-Mundo que tem como objetivo ampliar a assistência à população em situação de rua e promover ações que possam oferecer melhores condições a essas pessoas com dignidade, garantia de direitos e cidadania.

O trabalho é realizado em parceria com o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e envolve, nesta fase inicial, orientação e acesso a serviços públicos que atendam suas necessidades básicas e garantia de direitos e benefícios. Posteriormente, a SEDESO já programa a integração desta população através de capacitações e atividades que possam desenvolver suas potencialidades e permitir que eles possam ter novas oportunidades. 

"Com o início do projeto, a gente consegue envolver de forma mais humanizada esta população vulnerável, resgatando sua consciência social e sua participação na sociedade para que consiga melhores condições de vida. Esse público, muitas vezes invisibilizado, precisa deste olhar atencioso e de ações voltadas para suas necessidades", comentou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Joelma Caetano.

Diagnóstico
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDESO desenvolveu juntamente com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social, com colaboração da Casa da Sopa, um diagnóstico sobre a população em situação de rua de nosso município. 

Através de entrevistas, foi possível fazer um levantamento de dados para compreender melhor suas condições de vida, suas fragilidades, hábitos, vínculos familiares, e assim gerar um contato mais direto e traçar melhores estratégias de apoio e cuidado.

O documento serve de base para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para esta população, de acordo com suas necessidades, garantindo o acesso pleno a serviços garantidos a todo cidadão e buscando estratégias que favoreçam a reintegração dessas pessoas à sua rede familiar. 

242132825 4884601061568954 3328605528263546425 n

Três Corações, 16 de Setembro de 2021
AssCom - Prefeitura de Três Corações

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd