Restauração dos monumentos voltados ao Rei Pelé

A Prefeitura de Três Corações deu início à restauração dos monumentos públicos que resgatam a imagem do Rei Pelé e ficam localizados em pontos estratégicos do município.

O trabalho de restauração está sendo coordenado por Fernando Ortiz, da Secretaria Municipal de Esportes, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura. A proposta, segundo ele, é preservar os monumentos, evitando o desgaste com o tempo: “Recebemos turistas de todo país e até do mundo e ter o que ver, mais bonito, valoriza o turismo de nossa cidade”, enfatizou Ortiz.

O primeiro monumento restaurado foi a imagem do Pelé com o Dondinho, que está no Parque que leva o nome do pai do Rei do Futebol. A Estátua, de 5 metros, foi inaugurada em 2012, sendo uma criação do artista plástico tricordiano Afonso Barra.

A restauração, segundo Ortiz, consiste na vedação das trincas e fissuras nos monumentos para depois passar pela pintura com tinta esmalte cor bronze.

Esta semana está sendo restaurado o monumento que fica no trevo da Rodovia Fernão Dias denominado “Soco no Ar”. A restauração da imagem do Pelé, que resgata o tradicional gesto do atleta na comemoração dos gols, deve ficar pronta nos próximos dias. Para a pintura da estátua, de 12 metros, os profissionais, por segurança, estão utilizando técnica de rapel.

A proposta de Ortiz é de dar continuidade às restaurações do monumento da imagem de Dona Celeste, mãe de Pelé e também do Seu Jorge e do painel da Família Real, localizados na Casa Pelé.

- Links das matérias veiculadas na EPTV Sul de Minas:

pelé 1

pelé 2