190 anos da Matriz Sagrada Família

Hoje, às 19 horas, na Matriz Sagrada Família, haverá uma celebração especial em comemoração aos 190 anos de existência da Igreja em Três Corações.

A missa será celebrada pelo Pároco Alex José Adão e contará com a participação dos coordenadores de pastorais e comunidades pertencentes à paróquia: “Será uma celebração simples!”, ressaltou Padre Alex.

Celebração simples, mas, com certeza, significativa, já que a construção da Igreja se mistura à história de Três Corações quando, em 14 de julho de 1832, deu-se a instalação da Freguesia dos Três Corações do Rio Verde e da Paróquia do Três Sacratíssimos Corações, sendo nomeado como responsável o Pe. Antônio José dos Santos.

- Sobre a Matriz

A Igreja Matriz Sagrada Família foi inaugurada em 1928 e é considerada um dos templos católicos mais exuberantes entre os muitos existentes no sul de Minas. Na época, o Prefeito era Cornélio Pereira e as bênçãos foram dadas pelo então Bispo da Campanha, D. João de Almeida Ferrão. Os festejos duraram seis dias, contando com a presença de 50 padres.

A Igreja Matriz Sagrada Família está localizada no coração da cidade. Edificada em estilo gótico, na praça Cônego Zeferino Avellar, é considerada o patrimônio religioso mais importante do município. Foi tombada em 1994 e guarda em seu interior o maior acervo permanente de expressivas obras pintadas pelo artista plástico Pedro Zogb. São ricos os detalhes de artes sacras em pinturas murais e decorativas. Os painéis retratam anjos, santos e cenas da vida de Jesus Cristo.

Após passar por uma ampla reforma e uma minuciosa restauração recentemente, a Matriz Sagrada Família mantém seu aspecto arquitetônico e a decoração chama atenção com seus belíssimos vitrais e seu altar mor, construído em mármore de bronze.

Símbolo de fé para os católicos tricordianos, a Matriz, pertencente à Diocese da Campanha, onde o Bispo Diocesano é Dom Pedro da Cunha, possui planta em cruz latina e de caráter monumental e uma imponente torre central de 44 metros, vista de diversos pontos da cidade. No alto se vê também o relógio, colocado em 1931 e que se mantém até hoje.

matriz

Três Corações, 14 de Julho de 2022