Audiência Pública

O Prefeito de Três Corações, Reinaldo Vilela Paranaíba Filho - Nadico Vilela, foi eleito presidente da Frente Sul Mineira Pró-Ferrovias, durante a Audiência Pública realizada nesta segunda-feira, 08 de agosto, na Câmara Municipal, que tratou sobre a reativação das operações ferroviárias no trecho que liga Três Corações a Cruzeiro, em São Paulo.

A Audiência foi uma realização da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sob a presidência do Deputado Estadual João Leite e vice-presidente Deputado Estadual Gustavo Mitre.

Além dos deputados João Leite e Gustavo Mitre, a Audiência Pública contou com a presença do Deputado Estadual Zé Reis, vereadores, secretários municipais e prefeitos de outros municípios, entre eles: o Prefeito de São Sebastião do Rio Verde, Sandro Lisboa Martins, que foi eleito vice-presidente da Frente Sul Mineira Pró-Ferrovias.

Estiveram presentes também à Audiência, o Presidente Nacional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, Bruno Sanches, o Assessor Especial da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante, o Presidente do Circuito Ferroviário Vale Verde (CFVV), Cesar Mori Junior, o Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, o Coordenador da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Aurélio Ferreira Braga e ainda empresários da região como Cléber Paiva, Presidente do Porto Seco de Varginha, além do Presidente da Câmara, Fabiano Jerônimo (Bioco) e vereadores Du Cara Gorda, Sargento Lacerda, TomTom e Juvenil, bem como demais autoridades civis e militares.

Os deputados destacaram a importância de se debater a reativação das operações ferroviárias no trecho entre Três Corações e Cruzeiro, sendo relevante para o transporte de cargas e de passageiros, o que fomentará a economia local: "Importante salientar que o 'trem turístico' já é realizado entre os municípios de Soledade e Passa Quatro, sendo necessárias adaptações pontuais para que todo o trecho esteja apto a ser objeto do transporte de ambos os seguimentos", destacaram os deputados.

Para o Prefeito Nadico, a proposta da Assembleia Legislativa atende aos interesses de Três Corações e acredita que, com a reativação da malha ferroviária, a economia de toda Minas Gerais e também do Brasil será amplamente alavancada.

“Nós somos a mudança que buscamos”, disse Nadico, fazendo referência às palavras do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em que destaca que a mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Segundo ele, o trabalho já começou.

Para auxiliar o Prefeito Nadico na Frente Sul Mineira Pró-Ferrovias, foram eleitas como secretárias: a Gestora da Associação das Terras Altas da Mantiqueira, Sra. Cristina Motta e a Sra. Iris Mendes, ex-secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e articuladora da realização da Audiência em Três Corações.

Da Audiência Pública, foi redigido um ofício com a apresentação de requerimentos e solicitações dos presentes, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais para ser colocado em pauta de votação dos deputados.

audiencia 09082022 atualiza

Três Corações, 09 de Agosto de 2022