PSFs oferecem Programa de Combate ao Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde, através de suas unidades de Programas de Saúde da Família/PSFs, vem oferecendo aos tricordianos o Programa de Combate do Tabagismo. Ele assiste pessoas que desejam abandonar o vício do cigarro.

Os interessados devem procurar uma unidade do PSF, demonstrando interesse em abandonar o vício. Em seguida, eles passam a integrar um grupo, que é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por um médico, um psicólogo e uma enfermeira. A cada três meses são formados novos grupos de apoio.

No início do tratamento, cada grupo participa de quatro sessões, em que os fumantes são orientados e recebem apoio no sentido de largar o vício. Neste período, que tem a duração de um mês, eles vão diminuindo paulatinamente o número de cigarros. Após esse período, todos são encaminhados a um médico, que irá então determinar o tipo de medicamento que o fumante utilizará para abandonar o vício (adesivo, goma de mascar ou medicamento de uso oral).

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que o número de tabagistas no mundo é alarmante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil jovens tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças, por isso a necessidade do combate ao vício.

Três Corações, 19 de abril de 2013.