Abertura da Semana de Museus na Casa Pelé

Com uma apresentação da Banda Tricordiana, a Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura abriu na segunda-feira, 13 de maio, as atividades da “Semana Nacional de Museus”.

O evento é uma realização anual do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que convoca as instituições museológicas e os centros culturais a promoverem atividades em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A SELTC idealizou uma programação, que irá analisar a importância de Pelé no cenário turístico, artístico e cultural de Três Corações, sensibilizando a população para a necessidade de se desenvolverem ações que contribuam para a valorização do nome do “Atleta do Século”.

semana do museu

Durante o período de 13 a 17 de maio, estão sendo realizadas das 14h às 17h palestras com Fernando Ortiz e oficinas de artes e das 19h às 21h mostras de filmes com a temática de futebol. No dia 18 de maio, das 20h às 22h, haverá a exposição dos desenhos realizados pelas crianças e adolescentes durante as oficinas de artes e a apresentação de um sarau literário, organizado pelos “Artistas da Proa” e Viraminas com apresentação musical, teatral e de dança.

A programação das atividades na Casa Pelé foi divulgada no livro/programação produzido pelo Instituto Brasileiro de Museus. A solenidade de abertura da semana contou com a presença do vice-prefeito Cosme do Nascimento, secretários municipais, vereadores e alunos das escolas municipais e estaduais.

semana do museu 2

O objetivo do IBRAM, ao convidar os museus do país a desenvolverem uma programação especial nesta data, é oferecer a oportunidade de usar a memória e exercitar a criatividade, em busca das mudanças sociais desejadas, em cada comunidade.

Três Corações, 15 de maio de 2013.