Casa da Cultura comemora 30 anos de muita história.

DSCN0497 1

Na última quarta-feira, além do aniversário da cidade, foram comemorados também, os 30 anos da Casa da Cultura Godofredo Rangel, inaugurada em 23 de setembro de 1985 e foi assim nomeada, em homenagem ao grande escritor tricordiano, um dos criadores do movimento pré-mordenista de nossa literatura.

Sua história começa com a criação do Conselho Municipal de Arte (COMARTE), em 2 de abril de 1975, formado por pessoas empenhadas em valorizar e incentivar o processo cultural de Três Corações.

Os primeiros membros do Conselho eram: Sérgio Vasconcellos Vallim, Tadeu Vitor Neder, Ana Alexandrina Vilhena Sant’Ana, Marco Antônio Gabriel, Valério Neder Andrade, José Anor Amadeu e Luiz Antônio Avelar Bogarim.

Pioneira em nossa região, a Casa da Cultura se firmou através desses anos no cenário cultural tricordiano e tornou-se conhecida no Estado de Minas Gerais e no país. Ampliou seu campo de ação centralizando seus trabalhos e sua atuação sobre dois pilares básicos: resguardar e desenvolver o acervo de nossa memória histórica e apoiar, incentivar e divulgar manifestações artísticas e culturais de tricordianos e artistas da região.

A Casa da Cultura Godofredo Rangel possui um rico acervo histórico que conta e retrata o passado de nossa cidade e de seus filhos ilustres como fotos, jornais, objetos, documentos e gravações. Estudos e pesquisas constantes são realizados, a fim de enriquecer e valorizar a memória histórica e fotográfica de Três Corações.

Atualmente a Casa da Cultura está vinculada à Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura, situada à Praça Benevenuto de Barros, nº 22, em frente ao Parque Infantil.

SECOM/ME
Três Corações, 25 de setembro de 2015.