Testes de Hepatite C serão realizados nos PSFs

Equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem de todos os Programas de Saúde da Família/PSF do município serão treinados para realizar testes rápidos para a detecção do vírus da Hepatite C.

Serão 400 kits de teste rápido, que serão distribuídos nas unidades dos PSFS, que utilizarão em sua análise a técnica na ponta do dedo, com apenas uma gota de sangue.

hepatite C

Para essa finalidade, o médico gastroenterologista e endoscopista, Dr. Roberto Rodrigues Corrêa, responsável pelo Programa Nacional de DST/AIDS na cidade, promoveu uma reunião, no Centro de Testagem da Prefeitura, quando explicou aos enfermeiros a importância dos testes que acusam a possibilidade da presença do vírus.

A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através da via sexual e vertical (da mãe para filho). O portador do vírus da hepatite VHC pode desenvolver uma forma crônica da doença, que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.

Grupo de risco:
Usuários de drogas; receptores de transfusão sanguínea ou transplante de órgãos antes de 1992; pacientes de hemodiálise; filhos de mães positivas; múltiplos parceiros sexuais; exposição a sangue por material cortante de uso coletivo (acupuntura, manicures, tatuadores e profissionais da saúde, etc).

No Brasil, há cerca de três milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C e não há vacina contra a doença.

SECOM
Três Corações, 2 de julho de 2013.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
Our website is protected by DMC Firewall!
?>