✅ SEMS intensifica ações de prevenção e conscientização contra a Dengue
Visando conscientizar cada vez mais a população com relação aos cuidados contra a Dengue, neste mês de novembro, as equipes de Saúde estão mobilizadas em intensificar as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
O início do período chuvoso reforça o alerta para que todos continuem vistoriando seus quintais não deixando água parada acumular em vasos de plantas, pneus, garrafas, baldes ou qualquer recipiente que possa virar um criadouro do mosquito.
Nesta sexta-feira, 08/11, os agentes de endemias da Vigilância em Saúde, juntamente com equipes dos PSF, fizeram um Dia D de prevenção e realizaram visitas às unidades de saúde e escolas para falar sobre como eliminar focos do mosquito e quais os riscos da doença.
Durante todo o dia, os agentes explicaram como é feito o trabalho com visitas residenciais para vistoriar locais que possam contribuir com a proliferação do mosquito e tiraram dúvidas sobre sinais e sintomas da doença.
Sinais e sintomas
Em caso de suspeita de Dengue, procure uma unidade de saúde mais próxima. Inicialmente, os principais sinais e sintomas são febre, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos. Caso a doença evolua, o paciente pode sentir dor abdominal constante e intensa, vômito persistente, acúmulo de líquido (inchaço, dificuldade de respirar, peito abafado), pressão muito baixa ou desmaio, sangramento de mucosas, letargia ou agitação.
Combater a Dengue é uma tarefa de todos!