Carta aberta à população tricordiana, pelo cineasta Braz Chediak

BRAZMeus amigos,

Não adianta fazer passeatas contra o Prefeito, cobrando dele erros que foram cometidos por -coronéis- que governaram a cidade por muitos anos e que fizeram de nossa terra uma cidadezinha de atraso.

Vamos dar a ele, Dr. Cláudio, que foi eleito democraticamente pelo povo, tempo e oportunidades para mostrar seus serviços. Se Deus fez a terra em 7 dias, é preciso 700 para um prefeito consertar uma cidade.

Fazer passeatas contra uma administração que se inicia é só tumultuar, é ser contra a cidade, ter a vaidade das vedetes que, impossibilitadas de serem pássaros, enfeitam o traseiro com penas de plásticos e descem as escadarias do cenário como rainhas de aluguel.

Mas a má vontade, induzida ou não, é demais.

Cito um exemplo:
Há 2 dias vi uma jovem mãe esbravejar porque na calçada estreita havia um poste que a impedia de passar com o carrinho do bebê.Imediatamente um transeunte desandou a xingar o prefeito, ignorando que este problema existe há mais de 50 anos e que a responsável é a CEMIG e os administradores sem visão que governaram a cidade por décadas. Comentei o fato com ele, mas não me ouviu, já que tem pretensões políticas: protestar contra a CEMIG pode ser complicado: podem ser cortadas as benesses do Governo do Estado, etc.
Ser contra os ex-prefeitos é perder votos da família, dos currais eleitorais, que ainda existem: então, é melhor xingar o prefeito.
Ou seja: uma covardia de quem se curva diante daqueles que o financiam, ou lhe arranjam votos, e cospem naqueles que podem fazer de nossa cidade uma cidade melhor.

Mudo de assunto: soube, por ouvir boatos – e quando ouço boatos é porque eles são fortes, já que trabalho o dia todo e não faço parte dos desocupados -, que sábado haverá uma manifestação contra o atendimento precário a deficientes.
Mas acredito que estes problemas, que são graves e devem ser resolvidos, não sejam atribuídos ao prefeito e aos vereadores atuais.
E por que esta crença? Porque o vereador, Dr. Maurício Gadbem, em quem acredito, convidou a BANDA TRICORDIANA para participar e jurou, de pés juntos, que não haverá manifestação política.

E como o Dr. Maurício, psiquiatra e homem íntegro, é oposição, ficaria feio para ele não dizer a verdade.
De qualquer maneira, não poderemos participar: estarei viajando e a BANDA não se apresenta sem minha presença, já que sou o Diretor.
ESPERO QUE A FESTA PARA OS DEFICIENTES SEJA BONITA, QUE NÃO HAJA RANCORES, QUE OS TRICORDIANOS COMPREENDAM QUE OS HOMENS SÃO MAIS FORTES QUANDO SE DÃO AS MÃOS E LUTEM, JUNTOS, A FAVOR DE SEU POVO.

E Três Corações tem um povo maravilhoso que guardará seus protestos para uma causa comum, e não para quando OS PAVÕES DE GALINHEIROS ARREBITEM O RABO E SAIAM, EM REQUEBROS, OS EXIBINDO PELAS RUAS.

QUERER QUE O ATUAL PREFEITO, DR. CLÁUDIO, RESOLVA PROBLEMAS QUE TÊM MAIS DE 50 ANOS, É PROVA DE BURRICE – OU TENTATIVA DE DESTRUIR O QUE RESTA ENTRE NÓS: A INTELIGÊNCIA e a SOLIDARIEDADE TRICORDIANA.

E QUE DEUS NOS AJUDE.