Fazenda da Fé poderá entrar para o roteiro turístico de Três Corações

fazendadafe4O Secretário de Lazer, Turismo e Cultura, Átila Beck, acompanhado de sua equipe e do Secretário de Relações Institucionais, Jorge Machado, esteve em visita à Fazenda da Fé, em Três Corações. De propriedade do médico Dr. Marcos Arruda Vieira, a fazenda, com 174 hectares, além de várias culturas como café, trigo, feijão e azeitonas, cultiva a uva syrah, matéria prima do vinho, Primeira Estrada, Syrah 2010.

Essa safra 2010 foi a primeira a ser produzida pela Vinícola Estrada Real, formada por quatro sócios, os brasileiros Dr. Marcos Arruda, o enólogo da Epamig, Murillo de Albuquerque Regina e os franceses viveiristas e viticultores Patrick Arsicaud e Thibaud de Salettes.

 

 

fazendadafe

 Esse grupo não inovou apenas em tentar fazer vinhos nesta região, mas também na técnica de como produzir as uvas com qualidade através da inversão do ciclo da videira, demonstrando ser possível produzir vinhos na região. O vinho foi obtido através da técnica chamada dupla poda, alterando a data de colheita das uvas.

As fases de crescimento, maturação e colheita – que normalmente ocorrem no período das chuvas (primavera e verão) – passam a acontecer no período de seca (outono e inverno), resultando em vinhos finos de qualidade e potencial de envelhecimento.

fazendadafe2

De acordo com o técnico agrícola da fazenda, Enilson Ribeiro de Oliveira, a inversão da produção da uva syrah faz com que a colheita, no outono e inverno, tenha condições de dias ensolarados, noites frescas e solo seco, o que permite uma excelente maturação.

As primeiras 10 mil garrafas do Primeira Estrada foram envasadas na cidade de Espírito Santo do Pinhal, SP, e comercializadas, inicialmente, em Três Corações (GF Supermercados e Venda do Chico), no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Essa safra 2010 foi a primeira a ser produzida pela vinícola e demonstra satisfatoriamente ser possível produzir vinhos na região. O plano da Vinícola Estrada Real é chegar a 2016 com uma produção de 35 mil a 40 mil garrafas por ano.

fazendadafe3

A Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura está montando um Roteiro Turístico da cidade, visualizando os eventos esportivos de 2014 e 2016, como Copa do Mundo e Olimpíadas, e o objetivo da visita, é sugerir ao proprietário, a inserção da fazenda, como um dos pontos turísticos de Três Corações. A Fazenda da Fé passaria a fazer parte do chamado Turismo de Experiência, onde o turista vivencia e participa do processo de suas produções.

SECOM
Três Corações, 30 de agosto de 2013.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
DMC Firewall is a Joomla Security extension!