Descarte consciente: aviso aos proprietários de lojas de eletrônicos

A Prefeitura de Três Corações, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, iniciará um trabalho de orientação com os proprietários de lojas de eletrônicos do município. A ideia é tratar sobre o uso do descarte consciente, recolhimento e destinação de lâmpadas e pilhas, baterias comuns, baterias de celulares e outros tipos de acumuladores de energia, conforme a Lei nº 4448/2019.

A SEMMA solicita o cumprimento da lei e que os donos de empreendimentos estabeleçam dois pontos de entrega voluntária, com os dizeres “DESCARTE CONSCIENTE” – Coleta Seletiva de lâmpadas, pilhas, baterias comuns, de celulares e outros, para realizar os seguintes tipos de coleta:

Coleta de materiais especiais para os materiais que contenham chumbo, cádmio, mercúrio.

Lâmpadas que contenham mercúrio e seus compostos, lâmpadas fluorescentes, de vapor de mercúrio, de vapor de sódio, de luz mista, lâmpadas halógenas dicroicas e outros tipos de lâmpadas.

É necessário lembrar que o empreendimento é responsável pelo armazenamento adequado e encaminhamento das lâmpadas para as empresas que estejam devidamente regularizadas na Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ressalta que, no âmbito de suas atribuições, irá solicitar o certificado de destinação do material coletado a cada 90 dias.
aviso semma proprietarios
Três Corações, 30 de Novembro de 2021