Agosto Dourado: mês dedicado ao aleitamento materno

A Prefeitura de Três Corações, através da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com o Ministério da Saúde, comemora o mês de agosto incentivando o aleitamento materno. É o Agosto Dourado, que tem como objetivo desenvolver diversas ações de conscientização sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida da criança.

Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde desenvolvem ações abordando o tema. As ações já fazem parte de um planejamento anual da Secretaria com a realização de palestras e também de orientações aos pacientes que são atendidos nas unidades. Haverá ainda nesse período, um curso de capacitação profissional sobre o Aleitamento Materno.

Em Três Corações existe ainda o Posto de Coleta de leite materno, localizado no Hospital São Sebastião. Após a coleta, o leite é encaminhado ao Banco de Leite em Varginha, que pasteuriza e classifica o leite. A partir disso, volta para Três Corações, onde é utilizado apenas na UTI Neo Natal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o leite materno é considerado como o alimento de ouro para os bebês. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho e previne doenças como diabete e obesidade nas crianças e o câncer de mama nas mulheres. Segundo a OMS, seis milhões de vidas são salvas a cada ano por conta da amamentação. No Brasil, quase 46% dos bebês de até seis meses de vida são amamentados ao seio de forma exclusiva e cerca de 60% recebem o leite materno até os dois anos.

agosto dourado

Três Corações, 04 de Agosto de 2022