Sul de Minas é a terceira macrorregião a receber o Minas Território da Cultura

logo minas territorio

Entre os dias 21 de maio e 30 de junho, o “Minas Território da Cultura” realiza suas atividades nos municípios que integram o Sul de Minas Gerais, próxima macrorregião do Estado a receber as ações da Secretaria de Estado de Cultura. Trata-se do maior programa de regionalização e descentralização de ações culturais já realizado no âmbito do Estado. Nesta região, serão 41 dias de atividades, totalizando 64 ações que se desdobrarão em 194 programações realizadas em 20 municípios. Com mais esta realização do Minas Território da Cultura, o Sul de Minas passa a ser a terceira região contemplada dentre as dez macrorregiões do Estado, denominadas de TERRITÓRIOS CULTURAIS.

O roteiro de ações culturais ainda conta com oficinas de capacitação para músicos e maestros, capacitação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de cursos de formação e qualificação de gestores culturais e de bibliotecas públicas municipais. Estão previstas, também, palestras e conferências sobre preservação e conservação do patrimônio imaterial, diversidade cultural e o desenvolvimento das cidades, além de exposições, mostras de filmes, festivais de inverno e festas religiosas, entre outras.

Confira a Programação para Três Corações:

Exposição: das Contingências do Amor

“Das Contingências do Amor” apresenta uma coleção de escritores que elegeram esse sentimento como tema principal de suas obras. O público poderá conferir o amor em uma diversidade de estilos, linguagens, feições e épocas. Figuram na lista da exposição nomes como Hilda Hilst, Pablo Neruda, Anna Akhmatova, Eugenio Montale, Marina Colasanti, Gustave Flaubert, Juan Guelman, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, além de vários outros.

Data: 03 a 28 de junho
Público-alvo: público em geral
Local:Escola do Legislativo Benefredo de Souza
Endereço: Avenida Quinto Centenário do Brasil, 1.010, Santa Tereza
Horário: das 12h às 18h
Informações: Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura de Três Corações (35) 3691-1086
Sem retirada prévia de ingressos

Palestra: Preservação e Conservação do Patrimônio Imaterial

As manifestações folclóricas são patrimônio imaterial de um determinado povo ou região. A diversidade, o processo histórico e os aspectos físico-geográficos contribuem para a criação da identidade dessas manifestações. A palestra irá abordar as ações necessárias para o fomento e preservação dessas manifestações, além de colocar o folclore como elemento fundamental para a sociabilização da cultura.

Palestrante: Deolinda Alice dos Santos, professora e folclorista.
Data: 06 de junho
Público-alvo: agentes e gestores culturais, artistas, educadores e interessados em geral
Local: Escola do Legislativo Benefredo de Souza - Auditório Carlos Edyl
Endereço:Avenida Quinto Centenário do Brasil, 1.010, Santa Tereza
Horário: das 9h às 12h
Sem inscrição prévia.

Palestra: A diversidade cultural e o desenvolvimento das cidades

A diversidade cultural como bem e recurso no desenvolvimento das cidades. Mapeamento da diversidade cultural, ação colaborativa e trabalho em rede. Expansão e compartilhamento de nossas diferenças como alternativa de desenvolvimento e proteção e promoção da diversidade.

Palestrante: professor doutor José Márcio Barros, PUC Minas - UEMG
Data: 06 de junho
Local:Escola do Legislativo Benefredo de Souza - Auditório Carlos Edyl
Endereço:Avenida Quinto Centenário do Brasil, 1.010, Santa Tereza
Horário: das 14h às 17h

Oficina: Capacitação de Elaboração de Projetos Culturais

A oficina visa apresentar e discutir os aspectos práticos para a elaboração de projetos e apresentação de propostas aos mecanismos de fomento à cultura, com o objetivo de fornecer aos participantes a orientação técnica básica para elaboração, execução e controle de projetos.

Palestrante: Nora Vaz de Melo, Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura
Data: 11 de junho
Público-alvo: artistas, produtores culturais egestores públicos de cultura
Local: Escola do Legislativo Benefredo de Souza - Auditório Carlos Edyl
Endereço: Avenida Quinto Centenário do Brasil, 1.010, Santa Tereza
Horário: 13h30 às 17h30
Sem inscrição prévia.

Três Corações, 28 de maio de 2013.