Programa “Mais cultura nas escolas”

A Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura realizou na quinta-feira, 13 de junho, uma reunião com a presença dos diretores de algumas escolas municipais, estaduais e membros da Viraminas Associação Cultural, quando foram discutidos assuntos referentes à elaboração de projetos para concorrer aos editais do programa “Mais Cultura nas Escolas”.

O programa “Mais Cultura nas Escolas” é o resultado da parceria MinC e MEC, para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil, democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural, em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do “Mais Cultura nas Escolas”.

Mais cultura nas escolas2

As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola, por no mínimo 6 (seis) meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).

Poderão inscrever os projetos cerca de 34 mil escolas da rede pública, espalhadas por todo o Brasil, ativas nos Programas \"Mais Educação\" e \"Ensino Médio Inovador\" (MEC) até 2012. Mais informações sobre as escolas participantes nos links e documentos relacionados, ao lado, aqui nessa página digital.

Escolas e iniciativas culturais vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados, pelos responsáveis das escolas, via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) até o dia 30 de junho de 2013. O processo de avaliação será conduzido pelos dois Ministérios, MinC e MEC.

Projeto Mais cultura nas escolas

De acordo com o Ministério da Educação, as escolas que estão habilitadas em Três Corações, são as seguintes: E.M. Professor Celso Banda, E.E. Jorge Avelar Neto, E.M. Rotary, E.M. Cândida Junqueira, E.M. Zilah Rezende Pinto, E.E. Clóvis Salgado, E.E. Olímpia de Brito e E.M. Dona Maria Laura.

Em 2013 serão investidos R$ 100 milhões para financiar 5 (cinco) mil projetos. Cada um dos contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 e R$ 22 mil reais. Os recursos financiam, entre outros itens, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os valores serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

Explore documentos e links relacionados nessa página. Para saber mais escreva para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Três Corações, 14 de junho de 2013.