Secretaria de Saúde oferece treinamento em saúde mental aos profissionais da área de saúde.

Com a presença de, aproximadamente, 180 profissionais , a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de saúde, realizou treinamentos abordando a saúde mental do trabalhador.

O treinamento, realizado nesta sexta-feira, dia 21, nas dependências do Auditório Coronel Catunda, da Escola de Sargentos das Armas, teve como objetivo oferecer subsídios aos funcionários da Secretaria de Saúde, preparando-os para o enfrentamento dos problemas de natureza mental, por ventura existentes nos trabalhadores municipais, ou antecipando-se a eles, preventivamente.

O Doutor Carlos Dumas, médico psiquiatra, destacou, em sua palestra, a importância do trabalho preventivo em saúde mental, com a tomada de providências imediatamente após a descoberta das primeiras manifestações, exibindo dados estatísticos sobre as profissões ou ocupações mais expostas aos riscos de doença mental e sua letalidade.

Na sequência do treinamento, a psicóloga Cristina Lopes desenvolveu uma dinâmica de grupo, com a participação dos presentes, ressaltando o lado prático das medidas a serem adotadas logo nos primeiros sintomas, enfatizando a necessidade da adoção de medidas preventivas e ou curativas, sempre que necessárias.

SECOM/Texto e fotos: Luiz Heitor
Três Corações, 25 de setembro de 2018.