Conferência virtual da Defesa Civil reúne representantes de mais de 40 cidades

A secretaria municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Três Corações realizaram nesta semana a primeira Conferência Regional da Defesa Civil. O encontro aconteceu de maneira virtual, com transmissão pelo Google Meet, e reuniu representantes da Defesa Civil de cerca de 40 municípios de diversas regiões do estado de Minas Gerais e da cidade do Rio de Janeiro.

A abertura da conferência foi feita pelo secretário municipal de Meio Ambiente Marcelo Murad e a programação se estendeu durante os dias 07 e 08 de junho com palestras e roda de conversa.

Foram abordados variados temas como a mobilização de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes, a importância dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil nos municípios, gestão integrada de riscos e resposta a desastres e a ação da perícia técnica no trabalho da defesa civil. Entre os convidados que palestraram na conferência, estão ainda a Coordenadora Estadual Adjunta de Defesa Civil Ten-Cel PM Gracielle Santos e o Comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Três Corações 2º Ten Rony Souza.

Para o coordenador da Defesa Civil em Três Corações, Paulo Henrique, a conferência proporcionou uma integração entre os membros de todo o estado com troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos para o fortalecimento da atuação dos agentes e coordenadores de Minas Gerais.

A Defesa Civil é o órgão responsável por desenvolver e coordenar ações preventivas, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas de forma a evitar desastres, reduzir riscos e minimizar impactos para a população. O trabalho é executado juntamente com a SEMMA, SEMOSP, SEPLAN, SEDESO e outras secretarias, além do Corpo de Bombeiros e demais órgãos de segurança formando uma rede de proteção e prevenção. O contato da Defesa Civil de Três Corações é o 035 98861 3145.

AssCom - Prefeitura de Três Corações