Seduc lança projeto de alfabetização escolar através de vídeos-aulas

O “Alfabetiza Já – Nenhum a menos, ninguém para trás” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação - SEDUC e será lançado oficialmente em agosto, no início do segundo semestre letivo, com o objetivo levar a aprendizagem às crianças através de vídeo-aulas, especialmente àquelas que ainda não aprenderam a ler e que não têm acesso à internet, durante este período de atividades escolares não presenciais.

Na primeira etapa, serão produzidos 20 vídeos aulas de alfabetização e letramento. Dois professores da rede municipal de ensino, Natali Ferreira e Álisson Apipe darão vida aos personagens Alfa e Beto, para que, de forma lúdica, apresentem as atividades. A proposta é contribuir para que a alfabetização das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I possa acontecer de forma efetiva e inclusiva.

O projeto prevê o uso de ferramentas já utilizadas pela rede de ensino como cds, pendrive, cartão de memória, que serão disponibilizados para os alunos. Os vídeos estarão disponíveis também no Portal da Educação, no canal do youtube e nas redes sociais.
Para a secretária municipal de Educação Maria Terezinha Teixeira dos Santos, o projeto é importante porque é mais do que uma ação pedagógica, é uma atitude de cidadania. “Alfabetização e letramento é um direito de todos e uma cidade que valoriza a educação é o que mais se deseja pensando num futuro melhor”, enfatizou a secretária.

Educação Solidária
A proposta é tornar o projeto cada vez mais inclusivo, por isso lança também uma campanha de Educação Solidária. Quem tiver um aparelho de TV ou DVD além de pendrives que não usa mais ou computadores, entre em contato com a SEDUC pelo telefone 3239-7116. As doações permitirão o aluno, sem acesso à internet ou ferramentas tecnológicas, acompanhar as aulas em vídeos, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem. Participe você também dessa campanha! Serão todos bem vindos nessa ação!

AssCom - Prefeitura de Três Corações