Ações realizadas, nos últimos 6 meses, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Três Corações divulga um balanço das ações realizadas nos 180 dias de administração do Prefeito Reinaldo Vilela Paranaíba Filho – Nadico Vilela, referente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDESO.

A SEDESO tem como principal objetivo fortalecer a função protetiva das famílias, assegurando-lhes a garantia de seus direitos e, assim, promover, orientar e controlar a execução da política de desenvolvimento social do município.

Nesses seis meses, uma ação de destaque desenvolvida pela secretaria é o retorno das atividades no CRAS III, no bairro Rio do Peixe, com 105 crianças e adolescentes matriculados, que participam de oficinas de música, esporte e cidadania, além de receberem lanche e almoço todos os dias.

Outro destaque das ações desenvolvidas pela SEDESO, nos últimos seis meses, é a reforma do CURUMIM, localizado no bairro Santo Afonso, onde será desenvolvido um projeto social para crianças e adolescentes. As matrículas já estão abertas e o retorno das aulas está previsto para o dia 13 de junho.,

A secretaria está empenhada em agilizar as reformas em todas as unidades para que os serviços de convivência retornem, após ficarem cerca de dois anos sem funcionamento devido à pandemia.

A SEDESO também esteve à frente da mobilização de uma grande equipe para o atendimento, levantamento de dados e condições das famílias atingidas pelas intensas chuvas, que caíram no município no início de janeiro. Um trabalho importante é a continuidade de assistência às famílias, que moram em locais que se encontram em situações de risco.

Nesse período do frio, a SEDESO, através Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), começou a realizar as abordagens noturnas para atender aos moradores de rua, disponibilizando um local para passar o período noturno, oferecendo banho, alimentação e dormitório.

Outra conquista foi a criação do Programa Suas Mais Empregos, um setor voltado para empregabilidade e capacitação das pessoas em situação de vulnerabilidade social, jovens, públicos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), família monoparental, chefiada por mulheres e mulheres vítimas de violência doméstica.

Entre outras ações desenvolvidas pela SEDESO, que atendem à população em situação de vulnerabilidade social, destacam-se também os atendimentos nos CRAS, hortas comunitárias e as parcerias com organizações não governamentais, que garantem a oferta de serviços sócios assistenciais e o funcionamento de programas e ações voltados à sociedade.

daniela

Três Corações, 03 de Junho de 2022