Ações realizadas, nos últimos 6 meses, pela Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Três Corações divulga um balanço das ações realizadas nos 180 dias de administração do Prefeito Reinaldo Vilela Paranaíba Filho – Nadico Vilela, referente à Secretaria Municipal de Saúde.

Nos últimos seis meses, a saúde se destacou pelo trabalho na ampliação da oferta de vacina para cumprir a meta de imunização contra a Covid-19. Nesse período, a preocupação da administração foi de amenizar o transtorno causado pela infecção e, assim, aumentou o atendimento à população para os casos de síndromes gripais. Foram contratados médicos e criadas unidades, em horários diferenciados, para prestação de serviço.

Além disso, uma ampla campanha foi feita para aumentar o índice de vacinação, colocando o município em 3º lugar entre as dez maiores cidades do Sul de Minas que mais imunizou a população.

Outra ação importante foi a criação do ambulatório pós-Covid, considerado pioneiro na região, localizado na Casa de Saúde Santa fé, que atende pacientes de Três Corações e Sul de Minas.

A saúde, com o compromisso em investir na atenção primária do município, tem feito junto à administração um levantamento técnico nas unidades de saúde para reformas e compras de novos mobiliários. Em mais de 50% das unidades, conta-se com a presença do profissional de fisioterapia, feito que colocou Três Corações e o Prefeito Nadico Vilela em evidência.

A unidade do bairro Triãngulo foi reinaugurada e está em funcionamento, contando com um pediatra e também um clínico geral.

No atendimento especializado, vale ressaltar que, nesses últimos seis meses, houve a ampliação da oferta de exames de ressonância e tomografia, fazendo com que a fila de espera diminua, cada vez, mais. Neste cenário, a atenção é para os exames complexos, onde foi facilitado para o paciente a marcação de consulta, com a Regulação da Saúde e o TFD, no antigo prédio da Prefeitura, no centro da cidade.

O Prefeito, preocupado também em atender às demandas dos munícipes, tem como meta, através da Secretaria de Saúde, a realização de um mutirão de cirurgias de catarata, afim de zerar a fila de atendimento para esses casos na rede e também iniciar os procedimentos de cirurgias eletivas do município.

A saúde está retomando o projeto UPA 24 horas e a expectativa é de que, nos próximos meses, Três Corações possa contar com um atendimento 24 horas na unidade, que hoje funciona o Centro de Especialidade Médica – CEM.

Outra demanda da população, acatada por Nadico Vilela, foi o de retornar a Clínica da Mulher para o antigo prédio, na avenida Roberto Cruz, no bairro Jardim Rio Verde, que oferece melhor atendimento com condições de conforto e sanitárias, condizentes com o serviço para toda a população e servidores.

Também houve o lançamento do Programa Viva Mais Mulher Tricordiana, que ofertará tratamento às pacientes em tratamento contra o câncer. O programa funcionará na Clínica da Mulher e contará com uma equipe médica especializada como: mastologista, oncologista, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas e assistência jurídica.

rachid 10062022 atualiza

Três Corações, 10 de Junho de 2022