Lançamento do Projeto “Cidade Limpa, Povo Acolhedor”

A Prefeitura de Três Corações, através da Secretaria de Meio Ambiente - SEMMA, lançou na segunda-feira, 13 de junho, o Projeto “Cidade Limpa, Povo Acolhedor”. O objetivo é desenvolver ações em conjunto com todas as secretarias municipais e comunidades para manter Três Corações mais limpa e acolhedora.

A cerimônia de lançamento aconteceu na sede da SEMMA com a presença do Prefeito Nadico Vilela, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fábio Paranaíba Vilela e de outros secretários municipais, adjuntos e servidores.

O evento contou ainda com a presença da Delegada Regional de Polícia Civil, Alexandra Gonçalves de Oliveira, da Tenente Chayene, da Polícia Militar, que representou o Comandante Ten. Coronel Francisco José Lyra e também do Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Rony Souza Ferraz.

O projeto foi apresentado pela servidora da SEMMA, Professora Simone Archanjo, que conclamou a participação de todos nas atividades a serem desenvolvidas nas secretarias como, por exemplo, os horários da coleta de lixo reciclável e orgânico, implantação de lixeiras, capina, limpeza de entulho com destinação adequada, cercamento de áreas verdes, plantios e replantio de plantas, fiscalização e divulgação das ações para a população conhecer e participar do projeto e etc.

Durante o lançamento, houve a participação do senhor Magno Antônio de Oliveira, morador do bairro Rio do Peixe, que trouxe informações sobre uma ação desenvolvida na recuperação e manutenção de uma área ambiental, que antes era local de depósito de lixo e entulho e, agora, é plantado frutas e verduras, usufruídas pela própria comunidade: “Além de deixar o ambiente mais limpo, o trabalho beneficia também a comunidade. O que colhemos, distribuímos a quem precisa e também ajudamos as entidades”, disse.

Outra participação que teve no evento foi o da Doutora em Ciências Biológicas, Rachel Branquinho, que falou sobre o Projeto “Recicla Mais”, que trata da coleta de esponjas usadas de cozinha (de qualquer marca e tamanho) e também de materiais escolares inservíveis (pedaços de lápis e borracha). Ele já é desenvolvido e que conta com alguns pontos de coletas: um na sede da Secretaria de Meio Ambiente e outro no Centro Administrativo Dr. Astolpho Gazzola (hall de entrada), no bairro Jardim América. Também é possível encontrar pela cidade outras quatro caixas coletoras, sendo: na Farmácia Néctar (Rua Desembargador Alberto Luz, nº 130), Papelaria Papelão (Rua Desembargador Alberto Luz, nº 220), Associação Assistencial Projeto Nova Vida (Avenida João Rodrigues Beck, nº 84 – Novo Horizonte) e Donnare Excelência em Saúde (Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 515): “Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos como a separação, moagem, micronização e a extrusão”, disse a Dra. Rachel.

O lançamento do Projeto “Cidade Limpa, Povo Acolhedor”, fez parte da programação da Semana de Meio Ambiente, onde foram realizadas diversas ações, com o intuito de chamar a atenção da população para a importância da preservação ambiental, dos recursos naturais, promovendo a sustentabilidade.

Mais informações podem ser adquiridas na SEMMA, que funciona à Rua dos Escoteiros, nº 251, Chácara das Rosas ou pelo telefone 3232 3441.

cidade limpa

cidade limpa 2