PSF do Parque São José oferece programa de combate ao Glaucoma

psfsaojoseA Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, nos dias 20 e 21 de março, as estruturas do Programa de Saúde da Família/PSF do Parque São José, para a realização do Programa Federal de Glaucoma, que é desenvolvido graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Empresa Visão Brasil (VIBRA).

O programa tem como público alvo as pessoas com idade acima dos 40 anos, que são submetidas a exame de campimetria computadorizada, para a verificação da pressão do olho. A pressão alta do olho pode causar o glaucoma, que se não tratado pode levar à cegueira. Caso haja a constatação de alguma alteração, o paciente será acompanhado periodicamente e medicado, com a entrega gratuita de colírios, de acordo com a sua necessidade.

A equipe VIBRA é composta pelo médico oftalmologista Dr. Douglas Spoladore Dominguez e pelas enfermeiras Elisa Mota e Iara Souza Guida, que vêm a Três Corações de três em três meses, para os atendimentos às pessoas previamente agendadas pelas Unidades de Saúde.

Elas são transportadas até o PSF do Parque São José pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo os coordenadores da campanha, diabetes e hipertensão são também fatores de risco para a doença. O glaucoma é uma doença degenerativa, que se manifesta sem sintomas aparentes e é considerada a maior causa da cegueira definitiva.

SECOM
Três Corações, 25 de março de 2013.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd