Delegados da Conferência Juvenil do Meio Ambiente apresentam seu Relatório Final

Delegados das escolas participantes da IV Conferência Juvenil do Meio Ambiente, acompanhados pelos professores Elisa Vilela Bueno e Caio Cesar Andrade, pela Secretária de Meio Ambiente Tatiana Vilela e pelo adjunto Fábio Paranaíba Vilela, apresentaram no dia 8 de julho, na Câmara Municipal, o Relatório Final das propostas.

vereadores recebem propostas

Na ocasião, professores e alunos representantes das cinco escolas participantes da conferência, apresentaram suas ações prioritárias.


Escola Municipal Maria Evani Gomes Teles
Tema: Redução de Impactos Ambientais
Professora Responsável: Jaqueline Maria Pereira De Souza

Ações prioritárias

1) Tornar as escolas municipais sustentáveis, como meio de reduzir o impacto ambiental e proporcionar a vivência de um ambiente sustentável: (lixeiras com carcaças de monitores de TV, latas de tinta, caixotes, etc);

2) Promover a implantação da coleta seletiva em todas as escolas públicas;

3) Promover a implantação de hortas orgânicas e áreas verde nos espaços escolares;

4) Diminuir o consumo de energia, através de um melhor aproveitamento da luz solar, nas dependências das escolas;

5) Promover meios para que toda escola possa adquirir e fazer uso de um relógio solar (reciclagem de pedra São Tomé) ;

6) Painel para as campanhas de conscientização sobre a necessidade de diminuição da pegada ecológica, com a divulgação de notícias e enquetes sobre a sustentabilidade (em frente aos semáforos e demais espaços públicos) .


Escola Municipal Professora Henriqueta Gomes
Tema: Produção e Consumo Sustentável
Professor responsável: José Carlos Ribeiro

Objetivos:
• Minimizar o uso de papéis, conscientizando a todos para que usem a tecnologia.
• Diminuir os impactos causados pelo homem em suas atividades gerais.
• Proteger as nascentes em nosso município

Ações prioritárias:
1- Desperdício de papel
2- Combate ao desperdício:

• Substituí-lo por tecnologia e minimizar o uso de papel.

3- Consumo consciente
• Fazer um trabalho para conscientizar a população, através da utilização dos 4 Rs: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

4- Recuperação das nascentes:
• Plantar árvores
• Cercar as nascentes nas áreas urbanas da cidade.
• Montar ONGS que promovam o encontro para atividades ambientais
• Implantar o dia D em pró do meio ambiente

5- Área recomposta:
• Recompor as matas ciliares dos rios de Três Corações

6- Eletrônicos reaproveitados:
• Criar um lugar para recolher o lixo eletrônico.
• Reaproveitá-los com isso, gerando emprego e renda para a população.

Escola Municipal Dona Maria Laura
Tema: Conservação E Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural de Três Corações
Professora Responsável: Maria Elisa Vilela Bueno

Ações prioritárias:

1) Reformar e instalar definitivamente na Casa da Cultura Godofredo Rangel na sede da estação da Rede Ferroviária Federal S/A, após transferir os moradores que ainda se encontram lá.
2) Reconstruir o monumento Djalma Dutra, que se encontra na rodovia que liga Três Corações a São Bento Abade, com a parceira do Conselho Patrimonial, comerciantes e empresários da cidade.
3) Incentivar, apoiar e intensificar o trabalho de educação patrimonial nas escolas realizado pela secretaria da cultura de Três Corações, incluindo a formação de guias turísticos juvenis; a exemplo do que acontece no Reinventando o Ensino Médio.
4) Incentivar a redução de impostos na indústria, comércio e a todos que colaborarem financeiramente com a recuperação do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade.
5) Definir no orçamento anual os recursos financeiros para manutenção e conservação do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade, sendo gerenciadores desses recursos a Secretaria do Meio Ambiente, Obras e o Conselho Patrimonial.
6) Revitalizar o turismo no município de Três Corações com a criação do guia turístico juvenil.

Escola Estadual Américo Dias Pereira
Tema Desenvolvido: Educação Ambiental
Professora Responsável: Maria Elisa Vilela Bueno

Ações prioritárias:

1) Promover campanhas de educação ambiental nos meios de comunicação em massa, de forma a torná-los colaboradores ativos e permanentes na disseminação de informação e práticas educativas no meio ambiente. Estimular transmissões de programas gerados por comunidades locais como rádio, outdoor, painéis eletrônicos (praça),etc.

2) Disponibilizar financiamentos municipais a projetos de educação ambiental continuada de professores, disponibilizando, os recursos diretamente para os docentes, para as escolas e para instituições parceiras.


3) Criar um programa de formação em educação ambiental voltada para os profissionais da educação especial, abordando a importância da inclusão dos portadores de necessidades especiais na capacitação de educadores ambientais.

4) Estimular a socialização de informação por meio das “salas verdes” e da secretaria municipal de meio ambiente, incentivando financeiramente diversas formas de expressão, visando difundir a educação ambiental juntos a públicos específicos e toda comunidade.


5) Estimular e criar organizações e movimentos sociais em cada bairro para implantar, implementar, acompanhar e avaliar a situações ambientais do bairro, promovendo junto a comunidade e as salas verde um projeto para desenvolver redes de educadores ambientais e fortalecendo a consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.

Escola Estadual Godofredo Rangel
Tema: Geração de Emprego e Renda
Professor Responsável: Caio Cesar Andrade dos Santos

Ações prioritárias :

1- Conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva como geração de emprego e renda (sociedade civil, escolas, igrejas indústrias, sindicatos). Através de rádios e jornais;

2- Formar parcerias para a coleta seletiva em diversos setores da sociedade;

3- Implementar uma logística adequada para otimização dos vários setores do processo: Coleta (Zona rural), separação e comercialização;

4- Capacitar da mão de obra de forma gratuita;

5- Fazer um projeto de lei que obriga a população a colaborar com a coleta seletiva incluindo a colaboração das indústrias e etc.;

6- Incentivar a vinda de indústria de reciclagem para o município.


SECOM
Três Corações, 9 de julho de 2013.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
Our website is protected by DMC Firewall!