✅ Ação de conscientização sobre o direito das mulheres vítimas de violência doméstica é realizada na Escola Estadual Godofredo Rangel
Nesta terça-feira (29), a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, em especial a equipe que representa o núcleo II que presta atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, realizou uma ação social levando a informação sobre os direitos das mulheres, na Escola Estadual Godofredo Rangel.
O evento foi realizado juntamente ao projeto de conscientização dos Direitos Humanos, das estudantes do 4° período do curso de pedagogia da Universidade Uninassau - Centro Universitário Maurício de Nassau Derby.
Durante o encontro, as profissionais explicaram aos adolescentes a respeito da Lei Maria da Penha e seus mecanismos, assim como os tipos de violência que ela prevê e a importância da rede de proteção como apoio para essas mulheres.
A equipe explicou todo o processo histórico, bem como os movimentos e lutas sociais até a promulgação da Lei Maria da Penha que trouxe um olhar mais cuidadoso e de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, bem como outros direitos previstos na legislação, como o direito ao planejamento familiar, as medidas de proteção a vítima, buscando coibir ou punir o agressor.
A equipe destacou os canais de atendimento e denúncia: disque 100 – Direitos Humanos, disque 180 – Central de Atendimento à Mulher, DEAM, Polícia Militar - 190 (patrulha de prevenção à violência doméstica), e explicou sobre o trabalho desenvolvido pelo CREAS, além da distribuição de panfletos informativos. Para conhecer mais sobre trabalho desenvolvido no CREAS, visite a unidade na rua Vereador Abrahão Melchior Gonçalves, 65, bairro Jardim Rio Verde, ou entre em contato pelo telefone 35 98812-3041.