✅ CER IV já entregou mais de 230 aparelhos auditivos para pacientes da unidade

O Centro Especializado em Reabilitação - CER IV entregou 237 aparelhos auditivos adaptados gratuitamente a pacientes das microrregiões de Três Corações e São Lourenço, entre 2023 e 2024. Mensalmente, cerca de 150 pacientes com deficiência auditiva são atendidos no local.

No serviço de saúde auditiva do CER IV, os usuários com queixa ou suspeita de deficiência auditiva são avaliados por uma equipe multiprofissional composta por otorrinolaringologista, fonoaudiólogas, psicólogos e assistente social. Para realizar o agendamento, o paciente deve apresentar o encaminhamento médico indicando este tipo de atendimento especializado.

O processo de habilitação/reabilitação auditiva abrange: avaliação otorrinolaringológica, diagnóstico audiológico; consultas; exames audiológicos; seleção, adaptação e concessão do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI); encaminhamento para a cirurgia de implante coclear e para a cirurgia de prótese auditiva ancorada no osso, quando houver indicação; terapia fonoaudiológica individual ou em grupo e psicoterapia.

O CER IV presta assistência na habilitação e reabilitação de deficiências auditiva, física, intelectual e visual. Com uma estrutura moderna para tratamento e diagnóstico, o CER IV é referência e atende vários municípios da macrorregião. Conta com instalações físicas apropriadas, equipamentos para reabilitação e equipe multiprofissional capacitada. A unidade integra a Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Três Corações, e funciona na Casa de Saúde Santa Fé.