Casa Pelé e Banda União Rioverdense agora são Patrimônio Cultural Imaterial de Três Corações

Casa Pelé e Banda União Rioverdense agora são Patrimônio Cultural Imaterial de Três Corações

Três Corações torna a “Casa Pelé” e a “Banda União Rioverdense” bens culturais de natureza imaterial do município. Estes são os dois primeiros bens culturais a se tornarem patrimônio de natureza imaterial em nossa cidade. Com o objetivo de preservar a memória e a cultura local, essa classificação reconhece a importância dessas instituições e manifestações culturais para a identidade e a história de Três Corações, garantindo que sejam protegidas e preservadas para futuras gerações.

A conquista veio através do envolvimento da Prefeitura de Três Corações, com a assinatura dos decretos nº 5.348 e 5.349, de novembro de 2024, homologando as propostas de registro pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

A Casa Pelé é um local de grande importância histórica e afetiva para a cidade. Ali nasceu e viveu até os três anos de idade o maior jogador de futebol de todos os tempos. Atualmente, a casa funciona como um espaço cultural que resgata a memória da infância do filho de Dondinho e Dona Celeste, no início dos anos 40. A casa está aberta à visitação, permitindo que todos conheçam de perto e aprendam mais sobre a vida de Pelé.

Já a Banda União Rioverdense, fundada em 1880, é uma tradicional formação musical que representa a rica trajetória cultural do município, sendo reconhecida por sua contribuição à música e às festas locais ao longo dos anos. Com sua longa história, a banda desempenha um papel importante na preservação da música popular e instrumental, além de ser um ponto de união e de expressão para a comunidade. Atualmente a banda conta com 20 músicos.

A classificação de bem cultural de natureza imaterial se refere a manifestações culturais que são de extrema relevância para a identidade e a memória de um povo. Como bens imateriais, esses elementos culturais têm sua importância formalmente reconhecida, e isso permite que ações de preservação e divulgação sejam implementadas em busca de garantir sua continuidade e valorização.

Ao conceder esse status à Casa Pelé e à Banda União Rioverdense, Três Corações reafirma seu compromisso com a valorização da cultura da cidade, garantindo que esses elementos fundamentais de identidade sejam mantidos vivos para as gerações futuras, além de promover o orgulho da comunidade em sua rica história e tradições.