✅Fazenda do Patrimônio - Ação conjunta garante a restauração e preservação do patrimônio Histórico em Três Corações

A Prefeitura de Três Corações, através do Sr. Prefeito Dr. José Roberto de Paiva Gomes, em ação conjunta com o grupo Empreendimento Imobiliário MZB Village Dharma SPE Ltda. firmou um Termo de Compromisso visando a restauração do casarão da Fazenda do Patrimônio, local conhecido como “frigorífico”, situado no atual bairro Dharma, espaço que serviu como antiga residência do Sr. Antônio Paciello que durante muitos anos fez a negociação de comércio de gado.

O termo é um instrumento legal que permite executar todos os itens elencados no Parecer Técnico do Projeto de Restauração de Imóvel Inventariado - "UNINCOR"; assinado pelo Arquiteto Urbanista Álvaro Jatobá, em novembro de 2022. Este acordo enfatiza a responsabilidade compartilhada na preservação do patrimônio histórico, essencial para a manutenção da memória e identidade cultural da cidade. Com isso, a empresa ao fazer a restauração do referido imóvel manterá as fachadas para não descaracterizar o prédio, a restauração das pinturas internas, e algumas adequações para novos usos.

Para melhor entendimento, é fundamental distinguir patrimônio inventariado e patrimônio tombado. Enquanto o primeiro refere-se a bens que foram listados por seu valor histórico ou cultural, sob proteção legal, o segundo já está oficialmente protegido por legislação específica, não podendo ser alterado ou demolido sem autorização prévia. Em Três Corações, o número de bens inventariados somam 155 e 13 tombados já inclusos na relação de inventariados – com exceção da Ponte dos Boiadeiros que inexiste pelo fato do desabamento no ano de 2020. Ainda, em trâmite, temos ainda os bens imateriais, tais como: a Banda União Rioverdense e a Casa Pelé, o que chamamos de registro.

A preservação do patrimônio histórico é regida por leis específicas, que estabelecem diretrizes claras para a proteção de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e até afetivo para a comunidade. O descumprimento dessas normativas pode resultar em severas penalidades, incluindo multas substanciais e sanções legais, reforçando a seriedade com que tais questões são tratadas.

A Prefeitura de Três Corações, através da Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura, e o Conselho do Patrimônio, reiteram seu compromisso inabalável com o cumprimento das leis e a preservação da história. A memória de uma cidade é um tesouro inestimável, e sua proteção é dever de todos. "Preservar o patrimônio é preservar a história e a identidade de nossa cidade, garantindo que as futuras gerações possam conhecer e se orgulhar de sua rica herança cultural."