Vacinação antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica animal em Três Corações está chegando ao fim. Esta é a última semana para que você possa vacinar seu cão e gato.
A vacina é segura e gratuita.

Horários de vacinação:
Segunda a sexta: 8h às 15h
Sábados e feriados: 8h às 16h.

Para mais informações, entre em contato com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde:
Ligações: (35) 9 8812 4423
Whatsapp: (35) 3691 1065

 

Cronograma

Até sexta-feira, 20/09, a vacina será aplicada, das 8h às 15h, no CEM – Centro de Especialidades Médicas, que funciona à Rua Adjemir Ferreira de Moraes, 316, bairro São Sebastião. Já no sábado, dia 21, a equipe de vacinação estará disponível, das 8h às 16h, no Mundo Pet, no bairro Eldorado, e próximo ao Mart Minas, no bairro Cidade Jardim.

Na segunda-feira, dia 23 de setembro, feriado que celebra o aniversário da cidade, haverá um “Dia D” para o encerramento da vacinação contra a raiva animal. O imunizante será aplicado no CEM – Centro de Especialidades Médicas, das 8h às 16h.

Vacinação Raiva Animal

 

Quem pode vacinar?

  • Cães e gatos a partir de 3 meses de idade e que não estejam doentes.
  • Cadelas e Gatas grávidas podem vacinar, mas é aconselhável consultar um dos agentes, previamente, para analisar caso a caso o tipo de gestação.

Cuidados no transporte

  • O animal deve estar utilizando coleira ou guia e acompanhado de um tutor maior de idade.
  • Também é aconselhável o uso de focinheira, em casos de animais mais bravos, e a utilização da caixa de transporte.

A doença:

A raiva é uma zoonose considerada infecciosa e grave, ou seja, pode ser transmitida dos animais ao homem. A doença é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central levando à morte na maioria dos casos, tanto dos animais quanto de humanos. A transmissão acontece por meio de mordidas, arranhões e lambidas de animais doentes. Cães e gatos são as principais fontes de infecção nos ambientes urbanos brasileiros.

Sintomas:

A mudança de comportamento dos cães e gatos é o principal sintoma da doença, podendo apresentar salivação excessiva, dificuldade para engolir, alterações nos hábitos alimentares e paralisia progressiva até a morte do animal.