Começou o prazo para inscrição do Cadastro Escolar de 2025

Estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da EJA devem realizar a inscrição de forma online

Começou o prazo para inscrição do Cadastro Escolar de 2025

O Cadastramento Escolar de 2025 começou nesta terça-feira (01) para toda a rede pública de ensino. A inscrição deve ser feita até o dia 1º de novembro, por meio do site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Para as pessoas que não tiverem acesso à internet, a inscrição poderá ser realizada na escola mais próxima, dentro dos horários de atendimento.

Os pais ou responsáveis terão a oportunidade de garantir a vaga para seus filhos em escolas da rede pública, estaduais ou municipais. É importante ficar atento aos prazos e a documentação necessária, como certidão de nascimento e CPF do aluno, comprovante de residência e CPF do pai, mãe ou responsável.

Após o processo de inscrições o resultado será divulgado no site do Cadastro Escolar, no dia 4 de dezembro. Após sair o resultado, os responsáveis pelos alunos devem conferir à escola que o estudante foi alocado para realização da matrícula a partir do dia 18 de dezembro, de forma presencial na instituição. O prazo de matrícula vai até o dia 10 de janeiro de 2025. Já o período para vagas remanescentes acontece entre os dias 21 a 31  janeiro de 2025.

Quem pode participar?

Podem participar deste processo os estudantes que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, com 06 anos completos ou a completar até dia 31 de março de 2025; os que irão ingressar nos demais anos de escolaridade advindos de escolas privadas, outros municípios ou que estão fora da escola; alunos que já estão matriculados em 2024 em uma escola da rede pública (Municipal ou Estadual), mas sua escola não ofertará em 2025 o nível de ensino ou ano de escolaridade a ser cursado pelo aluno; ou que tenham ingressado em uma escola estadual após o dia 27 de setembro de 2024; também podem se inscrever quem pretende retornar aos estudos no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); e, também, quem pretende ingressar em cursos da Educação Profissional na Rede Pública Estadual.

É importante ressaltar que o cadastro/inscrição não é uma confirmação de matrícula, mas é essencial para que haja uma melhor organização da oferta de vagas para o próximo ano letivo e para que os estudantes possam conseguir estudar perto de onde moram.

O processo de Renovação de Matrícula será realizado de forma automática para os  estudantes que estiverem matriculados e frequentes em uma escola da rede estadual de ensino, até o dia 27 de setembro. Estes alunos terão a permanência assegurada na mesma unidade escolar, desde que a escola da matrícula oferte a etapa a ser cursada pelo estudante em 2025.

Atenção, pais e responsáveis! O Cadastro Escolar da Educação Infantil 2025 ainda não começou e será divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Educação.